quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Howard Gardner

Saudações

 
Olá, a todos os leitores deste blog! Segundo semestre, ah o Segundo semestre! Como é bom esse tal de segundo semestre! Bem, nessa semana vou falar de inteligência emocional. Muitas vezes nos deparamos com pessoas que têm muita dificuldade com uma matéria ou outra e, quando isso acontece, sempre há aquele mais desavisado que dispara: Olha, como é burro! Pois, na verdade, na qualidade de seres humanos não há que se falar em ser burro, mas em apresentar certas dificuldades para essa ou aquela matéria específica. Howard Gardner, o guru de hoje, vai nos mostrar que há, na verdade, vários tipos de inteligências. As chamadas inteligências emocionais, que bem direcionadas e trabalhadas são capazes de mostrar capacidades incríveis em cada um de nós.
Mas não só de guru vive esse blog, quero ainda anunciar o lançamento de mais um livro do meu mestre Getúlio Cardozo da Silva. Queria ficar falando de mais qualidades do Getúlio. Queria, na verdade apresentar seu curriculum, mas ele próprio esqueceu de mandar, então fica para uma outra postagem, mas o convite está feito, nesta sexta-feira 16 de setembro terá o lançamento do livro de Getúlio Cardozo da Silva.


Esta semana, ainda, quero homenagear, o famoso trabalho voluntário. Não aquele trabalho que é feito com segundas intenções de ser contratado ou vislumbrar qualquer tipo de vantagem futura, mas aquele que é feito de coração, fruto genuíno do mais puro e verdadeiro amor. Quero falar de Bruna e Carol, duas estudantes do ensino técnico jurídico que no seu pouco tempo vago se dedica a alegrar a vida daqueles que precisam de um pouco de alegria.


Sabe quem foi a mentora do projeto? Lembra da Isabela Bujato, a da postagem da semana passada? Então, a mãe dela, a senhora Olga Maira de Jesus Bujato, professora de ensino médio da Escola Estadual Américo de Paiva em Monte Santo de Minas desenvolveu este projeto junto aos seus alunos. O projeto de gerar alegria. E olha ela (Isabela, filha de Olga) ai na foto de novo!! Junto com a bruna e a Carol.




Quero ainda homenagear três alunas, muito especiais, do curso de administração. Alunas, totalmente comprometidas com o estudo, que muito me ajudam no desenvolver das minhas aulas. Estou falando de Aline Tavares Pena, Karina Oliveira de Morais e Bruna Aparecida Aguiar.





Aliás, esta classe foi uma grata surpresa; um claro exemplo que ainda existem grupos de pessoas (alunos) comprometidos com os estudos e dispostos a se dedicarem ao crescimento pessoal e profissional e com ambições claras na vida. Para citar exemplo disso, quero lembrar, de Letícia de Oliveira Constantino, que tem por meta formar-se com 100% de presença.




E por fim, e muito importante, quero falar dela, a menina que dá início as minhas aulas na administração. Sem ela, as minhas aulas no curso de administração não começam. A encantadora Rafaela Martins do Prado de Tapiratiba, aliás, como são belas as mulheres de Tapiratiba


No ano passado, eu tive a grata tarefa de gerir um projeto desenvolvido por grandes instituições preocupadas com o desenvolvimento econômico, social e cultural de Mococa e região. Sob o título de “Mococa Excelente!” o evento que já era uma continuação de um projeto que eu havia desenvolvido junto ao professor e corretor Marcelo Bedin, contou com a participação importantíssima da SidMarCar, SESC São Carlos, UNIFEOB, ACI Mococa, Tenda da Cida, Metalúrgica Eccel, Itajobi Fogões, G Dias Alumínio, Freitas e Freitas Assessoria Previdenciária, Etec Francisco Garcia, Fatec de Mococa, Kand Som, Circus Produções artísticas. O evento trouxe professores renomados como Rodrigo Simão (contabilidade) e César Ribeiro (marketing) e ao final, devido ao grande apoio do SESC São Carlos, houve o espetacular show da Companhia Filarmônica de São Paulo tocando Beatles. Neste evento eu havia chamado uma linda aluna do curso jurídico para apresentar o evento.


Letícia Maejima (modelo que desfilou no Brasil e em Milão e ficou entre as 5 garotas paulistas para disputar o concurso garota fantástico) apresentou voluntariamente o evento Mococa Excelente, que foi suspenso este ano por excesso de compromissos e falta de capacidade por angariar parceiros (mas isso é uma história para outra postagem). Mas o que importa é que Rafaela, que me conquistou pelo seu jeito humilde e descontraído dando a impressão que nem ela mesma sabe da beleza que tem; seria a responsável por substituir Letícia neste evento.


E já que estamos falando em descontração quero falar da bela Laura Donato, que no seu jeitinho descontraído também consigo notar uma grande profissional, comprometida em tudo que faz, parabéns Laura e continue sempre assim! Obrigado pelo comentário. Vi que gostou das piadas, mas devo dar o crédito a quem merece, a piada foi escolhida pela minha grande parceira, Ana Paula Carraro, a famosa Aninha.
Humor

 
1)   NO CHUVEIRO
Manuel está tomando banho e grita para Maria:
- Ô Maria, me traz um shampoo.
E Maria lhe entrega o shampoo. Logo em seguida, grita novamente:
- Ô Maria, me traz outro shampoo.
- Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem!
- É que aqui está dizendo que é para cabelos secos e eu já molhei os meus.

2)   Estava uma família velando o corpo de uma velhinha bem magrinha, quando chega um bêbado e põe-se ao lado do caixão e atentamente ouve os familiares dizendo:
- Pobrezinha, morreu como um passarinho.
Alguns minutos depois, chega outro bêbado que pára ao lado do primeiro. O segundo bêbado cutuca o outro que estava lá a mais tempo, e pergunta:
- Morreu de quê?
O outro responde:
Me parece que foi de estilingada...

3) Três caras morrem num acidente de carro, e vão para o céu, onde tem uma pequena dinâmica de grupo. Lá, eles têm que responder a seguinte pergunta:
- Você esta no caixão, e sua família e seus amigos estão a sua volta, chorando. O que você gostaria de ouvi-los dizer sobre você?
O primeiro respondeu:
- Eu gostaria que dissessem que eu fui um grande médico e um ótimo pai de família.
O segundo:
- Eu gostaria que dissessem que fui um esposo maravilhoso e um professor de grande influência no futuro de nossas crianças.
E o terceiro:
- Eu gostaria que eles dissessem: "OLHA, ELE ESTÁ SE MEXENDO!".

4)   A polícia está dando a maior batida por conta de um assalto ocorrido no banco, quando param uma Kombi cheia de japoneses.
- Desce todo mundo! - ordena o policial. - Mãos na cabeça!
Eles obedecem em silêncio.
- Agora um por um, vai falando o nome - torna o policial. E eles:
- Sartamo Obanko.
- Matamo Okasha.
- Kontiro Nosako.
- Katamo Osnique.
- Saimo Koreno.
- Fugimo Nakombi.
- Osguarda Pararo.
- Tomamo Noku.
Gurus

Inteligência segundo Howard Gardner, o pioneiro da teoria das inteligências múltiplas.


Gardner é professor em Harvard e diretor sênior da Harvard Project Zero. Entre os vários prêmios que recebeu, Gardner recebeu um Prêmio MacArthur Fellowship, em 1981. Ele recebeu títulos honoris causa de 26 faculdades e universidades, incluindo instituições na Bulgária, Chile, Grécia, Irlanda, Israel, Itália e Coréia do Sul. Em 2005 e novamente em 2008, ele foi selecionado por Política Externa e de revistas Prospect como um dos 100 mais influentes intelectuais no mundo. O autor de 25 livros traduzidos para 28 idiomas, e várias centenas de artigos. Mas o que mais chama atenção na contribuição do guru á comunidade mundial é a sua teoria das inteligências múltiplas, onde é apresentado ao mundo que existe uma única, mas a inteligência humana pode ser múltipla.


O guru explica como ela pode ajudar as organizações a empregar o capital humano com mais eficácia. Em 1983, o psicólogo Howard Gardner propôs uma visão diferenciada sobre a inteligência humana. Para ele, na época o homem não tinha uma, mas oito inteligências, que podem ser mais ou menos desenvolvidas ou combinadas de maneira única em cada pessoa.


O conceito ganhou o mundo e passou a ser adotado não só na área de psicologia, mas também na gestão e na educação. Estados Unidos, Dinamarca e China, onde o conceito é conhecido por muitos educadores e pais, criaram escolas baseadas nas ideias de Gardner. Entusiasta da neurociência, da genética e da biologia, Gardner está sempre acompanhando a literatura dessas áreas em busca de evidências sobre a viabilidade e a independência das várias inteligências. Recentemente, em entrevista á revista HSM, o autor da teoria das inteligências múltiplas atualiza seus conceitos e discute a maneira como empresas podem potencializar seus talentos a partir da compreensão de que cada indivíduo é único e pode desenvolver e combinar suas inteligências para o próprio desenvolvimento e o das organizações.


Um Item, que Gardner destaca sempre em suas entrevistas é as pessoas se confundem ao utilizar a palavra “mente” como sinônima de “cérebro”. O cérebro, segundo ele é um órgão, situado no crânio, enquanto na mente está o conhecimento cultural, relacionamentos, experiências vividas, regras sociais etc.



“só porque alguém é bom em suas tarefas atuais, não significa que será um bom gestor. diferentes papéis exigem conjuntos completamente diferentes de habilidades”.



“se uma pessoa é forte em uma inteligência, não conseguimos predizer como vai se sair em relação às demais”


O autor acredita que sua teoria esteja situada em uma linha intermediária entre a biologia e a psicologia, traçando a diferença ente mente e cérebro. E ainda ressalta que as pessoas podem possuir potencial para uma ou mais inteligência, mas que a mesma não se manifesta sozinha e sim com o apoio que pode ser através de estímulo, direcionamento ou cultivando.


Vídeos

Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor. Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê. Perdoar é o modo mais sublime de crescer, pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar...



Momento Cultural




Parábolas


Seis aulas de Gestão Estratégica

AULA.1.Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz: – Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha! Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto. Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro: – Quem era? – Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz ela. – Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que ele estava me devendo?
Conclusão: Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir exposições desnecessárias.
AULA-2 Um padre está dirigindo por uma estrada quando um vê uma freira em pé no acostamento. Ele para e oferece uma carona que a freira aceita. Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas. O padre se descontrola e quase bate com o carro. Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e coloca a mão na perna da freira. A freira olha para ele e diz: – Padre, lembre-se do Salmo 129! O padre sem graça se desculpa: – Desculpe Irmã, a carne é fraca… E tira a mão da perna da freira. Mais uma vez a freira diz: – Padre, lembre-se do Salmo 129! Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento. Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo 129, que diz: ‘ Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso’.
Conclusão: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você pode perder excelentes oportunidades
AULA.3. Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio O gênio diz: – Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês! – Eu primeiro, eu primeiro. ‘ grita um dos funcionários. .. Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida ‘… Pufff e ele foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido: – Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi. – Agora você – diz o gênio para o gerente. – Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.
AULA.4. Na África todas as manhãs o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter vivo. Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veadinho se não quiser morrer de fome.
Conclusão: Não faz diferença se você é veadinho ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.
AULA.5 . Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: – Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro? O corvo responde: – Claro, porque não? O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.
Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo.
AULA.6. Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na lagoa, quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: – Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora. O fazendeiro responde: – Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!
Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente.

Filmes

 
O Advogado do Diabo

"O erro é humano, mas permanecer no erro é diabólico"
Uma excelente obra de arte, principalmente para os alunos do ensino técnico jurídico, narra a trama de Kevin Lomax (interpretado por Keanu Reeves), que vive o papel de um esplêndido advogado (ainda jovem) que a princípio mora em uma cidadezinha no interior da Florida.
O filme de Taylor Hackford (1997), narra a saga de um excelente advogado que consegue uma grande ascensão em sua carreira. A sua grande vantagem é justamente o que se é mais exigido hoje no mundo profissional, a eficácia. O protagonista se mostra extremamente eficaz na medida em que vence todos os casos.
Imaginem um advogado, que nunca perde! Pouco importando que tipo de desafio o criminoso lhe ofereça.  Kevin Lomax vence, simplesmente vence; ora manipulando o sentimento do júri, ora as testemunhas, as provas; mas vence. Em vários momentos fica claro para Lomax que seus clientes são culpados, mas ele ignora isso, a começar de um professor que molesta crianças. Reeves, no papel de protagonista, mente conscientemente por desejo de poder e glória. Entre a verdade e a glória mundana, opta por esta.
No decorrer de todo o filme fica marcada a presença do livre arbítrio.

Tantos sucessos, o jovem Lomax acaba atraindo a atenção de Johm Milton (Pacino). Aqui cabe ressaltar, mais uma brilhante atuação do espetacular ator que é Al Pacino. Na trama faz o papel do dono de um poderoso escritório de advocacia em Nova York (qualquer semelhança com “a firma” é mera coincidência).
Dentro do escritório, Lomax é imediatamente convidado para trabalhar no departamento criminal. Detentor de um alto salário e muitos benefícios, ele rejeita conselhos de todos, inclusive de sua mãe e vai em busca das oportunidades com sua esposa Mary Ann ( interpretada pela deslumbrante Charlize Theron). O filme é extremamente sarcástico no sentido de demonstrar que ele (Lomax) já tinha tudo que a maioria almeja: uma boa família e a companhia de uma deslumbrante mulher, mas como qualquer ser humano, quer mais.

Na medida em que vai se tornando cada vez mais íntimo do chefe da empresa em que trabalha, e este, Al Pacino, vai tecendo uma teia em que Reeves se enreda sem nem perceber.

Neste novo mundo, tudo é sedutor, o mundo lhe é oferecido em troca de apenas uma coisa, que se entregue total e incondicionalmente pela vaidade.
"Eu não manipulo ninguém. Eu só crio as oportunidades".
É o que o “demônio” argumenta em seu favor. Ou seja, ele apenas cria as contingências para o ser humano se entregar, mas não obriga ninguém a se entregar a elas. Se eu concordo inteiramente a tudo isso é uma outra questão, mas é isso que o filme tenta mostrar.
O filme mostra claramente a diferença de um advogado atuar em prol de um cliente que considera inocente e atuar em prol de um cliente que se tem certeza ser culpado e está enganando e manipulando provas desenfreadamente.

Sua mulher começa, então, a ser ameaçada por demônios, mas é considerada insana. Tanto é pressionada que acaba por dar fim a própria morte.
"Você tem muita culpa e dor nesses olhos. Ele vai tirar a culpa de você".
É o que diz uma das seguidoras do diabo quando a mulher de Kevin se mata. Mas logo em seguida ele descobre então que Milton é seu pai. Sua mãe havia sido seduzida por ele durante um congresso evangélico em New York.
“Eu vos mandarei como ovelhas em meio aos lobos!”

Hollywood nos ensina mostrando um filme que nos traz a uma reflexão sobre ética, ambição, profissionalismos, amizades, materialismos e principalmente sobre valores, sobre verdadeiros valores, sobre O VERDADEIRO AMOR!
Mostrando absurdos como as frases:
“A liberdade é nunca ter de pedir desculpa.
“O livre-arbítrio é uma merda.
“Olhe, mas não toque. Toque, mas não prove. Prove, não engula.“ – insinuando que Deus, seria um piadista.
“A culpa é um saco cheio de tijolos, tudo que você tem que fazer é largá-lo.
“Amor próprio, a droga mais natural.
Enfim, muitas e muitas frases que dariam verdadeiros debates sensacionais, mas como neste momento o relógio já registra 2h23 da manhã e tenho muitas coisas para fazer amanhã, deixarei para livre reflexão de vocês, somando ainda algumas observações finais:
A morte da idoneidade, positivada no Estatuto da Advocacia, gera exclusão do quadro da OAB, impedindo o exercício da profissão (Art. 34, XXVII c/c Art.38, II da Lei 8906/94) e é aplicável em conseqüência do exercício moralmente inidôneo da advocacia.
Vários profissionais que se esquecem de "tudo" e se transformam em escravos do trabalho e quando se dão conta perderam o que de mais importante tem na vida.
"Um advogado com crise de consciência! Essa história é fantástica! Você vai ficar famoso". Ele hesita. Sua esposa o incentiva. Ele aceita. À medida que Reeves e sua esposa vão se distanciando da cena, o jornalista fica sozinho e seu rosto vai se transformando no de Pacino: "A vaidade é meu pecado favorito".
O profissional de hoje quer o Sucesso! O Diabo quer o Profissional! A proposta pode ser feita a qualquer hora, vale a pena aceitá-la? Mesmo que “ter sucesso” importe em passar por cima de tudo, ética e até mesmo em cima das pessoas que mais ama?
A vida não é um filme, onde as possibilidades de começar de novo podem ser recolocadas a critério do autor, num vai-e-vem dominante do tempo e do espaço, como ocorreu no filme.
Segundo a Bíblia, a origem do mal está na pretensão do homem de tornar-se auto-suficiente, passando por cima de preceitos divinos.
"Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. Balanças justas, pesos justos, e justo fim tereis". (Lev. 19: 35, 36).
"Eu não manipulo ninguém. Eu só crio as oportunidades". (O diabo)

Nenhum comentário: