quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jack Welch

Saudações

UUUUUUUUrUUUUUUU, quero, em primeiro lugar dizer que finalmente recebi o melhor de todos os presentes para este espaço de debate sobre gestão, o comentário de uma das minhas alunas. A aluna do curso de marketing, Samara, finalmente manifestou-se em nosso blog. Felicidade aumentada por ser uma aluna tão dedicada e que me ajuda muito durante as aulas. Obrigado, Samara, por fazer parte da minha vida! Tá certo que o comentário dela foi totalmente crítico e inverídico sobre os professores e seus rendimentos, haja vista estarmos com uma defasagem de mais de 70% em nossos proventos laborais. Mas é válido pela intenção e pelo presente que é a sua presença neste projeto, obrigado Samara.
Normalmente, cometo deslizes e mais deslizes aqui. Sei que meu texto não é digno dos leitores que tenho e que há muito a melhorar, mas esta semana quero dizer que vai piorar, pois desenvolvi o conteúdo semanal em meio a um turbilhão de coisas não ordinárias e que, por isso, sobrecarregaram o meu dia dia. Uma curiosidade intrigante foi que, ontem, precisava me dividir entre assuntos do blog e estudar para a prova de mestrado. A matéria que estava estudando era estatística e o tema do Google que vi era:


Engraçado, não é? Pois bem, esta semana, ale dos comentários sobre a aparição Samara, quero destacar o guru, responsável por transformar uma empresa em um verdadeiro império. Estamos, nesta semana, “batendo pesado”, pois vamos falar em nada menos que Jack Welch, aquele que em 20 anos como CEO da GE elevou seu valor de 16 bilhões de dólares para 400 bilhões de dólares. Com tanto trabalho é natural que as nossas piadas fossem sobre preguiça. Na seção piadas, que escrevi domingo, dia dos pais, falarei essencialmente sobre este mau (ou bem) necessário. Em vídeos quero mostrar uma das qualidades exigidas por Jack Welch no momento de selecionar as pessoas com quem vai trabalhar, que a qualidade de se apaixonar do ser humano. Para assistir no fim de semana, na nossa sessão pipoca, quero recomendar Alice no pais das maravilhas, não o desenho, mas o filme. No nosso momento cultural, deixarei de lado as nossas fotos engraçadas para postar uma foto especial para reflexão. E finalmente, o destaque para as minhas alunas queridas que venceram o concurso de logomarca da escola.
Humor
Esta parte de piadas, foi escrita num dia melancólico por mais paradoxal que isso possa parecer. Escrevi esta parte no dia dos pais com aquela saudade do meu que partiu a cerca de dois anos e meio. E quero aqui, agradecer a mensagem recebida por uma grande pessoa que tive a grata satisfação de conhecer. Bruna Helena, minha aluna no jurídico me mandou uma mensagem e brincando me trouxe muita alegria o fato de ela ter se lembrado de mim. Acho que ando ficando velho e dizem que os velhos são malancólicos e sensíveis e ando sentindo essas coisas, por isso a mensagem desta “pessoinha” extraordinária me fez muito feliz, obrigado!
Hoje, dia dos pais também é domingo e como todo bom domingo, dia da preguiça, então queria lembrar
daquele vendedor de amendoíns tão preguiçoso, que ia vender na porta da igreja, esperava que o padre dizer "Amén" e ele dizia: "Doíns!

E quero lembrar aregra nº 956416546541216593841234 dos preguiçosos: você é tão preguiçoso que nem leu os números
tem gente que diz que joga lixo na rua para garantir o emprego do gari. mas morrer pra dar trabalho ao coveiro ngm quer né?
Gurus




Hoje, vamos falar de ninguém menos que John Frances Welch Jr., mais conhecido por Jack Welch, que ficou famoso por permanecer como CEO da GE por 20 anos e atingir números incríveis.
      Nasceu em Salem (Massachusetts - USA) em 1935;
      Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química;
      1960 – Engenheiro Jr. da General Electric;
      12 anos depois – 1972 – Vice-Presidente;
      1981 – CEO da GE;
      2001 – Aposentadoria;
      Hoje – Consultor.
Seus fantásticos númeross na GE:


Jack Welch, recentemente, concedeu entrevista ao canal managemment TV, canal 54 da Sky e entre outras coisas ilustrou:
Sobre Tecnologia e a proximidade física
Ele diz que não é contra a tecnologia mas que muitas vezes, os líderes tem que se afastarem dos computadores e sentirem seus liderados de perto. Entender como pensam e como agem.
Nas palavras do próprio Jack:
“É preciso se comunicar com pessoas olhando nos olhos dela. Aproximar, falar com eles. Dizendo o que fazem bem. Dizendo o que fazer para melhorar, treinando, tudo isso. Não se pode treinar uma equipe de futebol com um computador.” – ou seja temos que ter mais contato cara a cara, sentir as pessoas, seus medos, suas aflições, encorajá-las a melhorarem no que fazem bem.
Sobre Ideias e Inovação:
Acredita que devemos estimular os colaboradores a terem ideias, a participarem do processo criativo empresarial, até porque a partir do momento em que as idéias também vem deles aumenta-se a fidelidade e o comprometimento destes com o trabalho, nas palavras do nosso guru da semana:
“Outro é alentar o fluxo de ideias. Motivar sua equipe com uma filosofia que diga que cada dia vai ser melhor, como encontrar isso? Vamos falar da melhor forma que eles devem ter um objetivo. O que fazer, por que fazer e o que há para eles. Não o que há para você, nem que há para companhia, mas para eles. Segurança laboral, promoções, crescimento pessoal? O que pode ser? Mas tem que se comunicar-se com eles.” Mostrando que temos que ser claros ao dizer que no negócio em questão há oportunidades, desafios e benefícios para todas as partes envolvidas no processo. E que não adianta apenas dizermos, mas tem que realmente haver oportunidades para todos.


Falou ainda sobre: Formação do líder
“Em parte, é DNA. Não pode ser uma pessoa passiva. Mas uma grande parte é uma conduta aprendida.” – Gostaria muito de dar destaque para esta parte, pois existe muitas teorias de que a liderança é nata e existem as mais modernas que afirmam que a liderança pode ser apreendida. Curiosamente ele soma as duas teorias dizendo que ela é nata, mas deve ser desenvolvida. Melhor explicando, há traços que devem ser intrínsecos à personalidade do líder, mas que muitas características devem ser aprendidas e treinadas. E que basicamente o que não se pode aceitar em um líder é aceitar as coisas muito fáceis, a “passividade”, como ele mesmo se refere. Aqui queria destacar um filme que assisti estes dias e que mostra essa passividade inerente a muitas pessoas, principalmente nestes tempos de muito stress. O filme se chama a lista e mostra que um empresário que tem tanto medo de reagir ao que as outras pessoas lhe fazem que, acaba por afundar-se, cada vez mais, em problemas. Chama-se “A Lista” e vale a pena assistir para entender sobre esta passividade narrada por Welch.
Objetivos empresariais: “Há uma coisa primordial para todos os CEOs das empresas globais. O crescimento. Tudo gira em torno do crescimento. Todos precisam ser inovadores e sua companhia. Todos precisam pensar no crescimento.” – onde aproveita para fazer duas observações: 1- Não importa onde chegou, mas para onde se está indo. Então na verdade o que realmente importa é crescer e crescer sem parar, o dia em que parar de crescer, você está descartado, essa é a dura realidade do capitalismo empresarial contemporâneo e 2- Só se cresce através da inovação. Seja quanto as pessoas ou empresas, só se cresce pela Inovação, pelos famosos saltos de qualidade.
A Importância das redes sociais
Jack Welch: “As redes sociais são uma forma de se comunicar abertamente. Os CEOs precisam decidir que grau de abertura querem, podem tolerar, podem administrar. Quanto mais transparência, melhor será. Se hoje fosse CEO de G.E teria uma página no Facebook e estaria ali falando todo o tempo. Outros não se sentiram cômodos com isso.
As redes sociais são parte importante da liderança porque todos precisam os mesmos dados. Há uma coisa que acho e acharei sempre. Desde um simples empregado a um gerente de alto cargo; se todos administram os mesmos dados, chegarão à mesma conclusão.” – identificando essas novas ferramentas de gestão como essenciais para comunicar, mostrar transparência e ainda indicar a direção, nortear os seue liderados em que direção devem seguir. Não só como exercício de liderança, essas ferramentas são importantes na visão de JW, mas como instrumento de pesquisa, para identificar a aceitação de um produto e colher informações, idéias, opiniões de como devemos nos comportar no mercado. Pois vejamos nas suas próprias palavras: “As redes sociais são bem úteis para testar ideias de produtos. No Twitter, ver como reagem as pessoas a estas ideiais de produtos. É bem útil para as pessoas que escrevem. Em nossa coluna provamos uma ideia de um produto. Tenho 1.250.000 seguidores para provar e ter uma reação. Às vezes 50-50, 80-20. É feedback, é feedback. Precisa de todo o feedback e toda a informação possível. As redes sociais funcionam.” E aqui quero ressaltar a enfase que JW dá a palavra “feedback” e sua entrevista. Ver aquele senhor aposentado dizendo “feedback” em alto tom mostra o quanto essa palavra é importante e o quanto os gestores devem adorá-la.


Sobre como faz a Seleção de seu pessoal: “Busco gente que tenha confiança em si mesma, que diga o que pensa. Que tenha coragem, que esteja disposta a enfrentar desafios que contra-ataque e não se dê por vencido.” E ainda diz: “Ao cair, temos que nos levantar e continuar lutando.” Mostrando de o espírito do guerreiro é fundamental para que ele contrate uma pessoa. Mostra que requer que as pessoas estejam dispostas a lutar e que quando caírem, não se demorar a levantar.
Esta entrevista, que vos conto alguns detalhes, é imperdível. Aliás, quero aqui fazer reverência a este canal e também a revista HSM, dos quais sou assinante e considero imprescindíveis para qualquer empresário, professor ou qualquer outro interessado na área de gestão. Quando fui assinar a revista, estava em uma promoção e saiu a menos de R$ 16,00 ao mês, muito barato frente ao conteúdo oferecido. Mas continuando, quando JW fala sobre o fracasso, ele ainda narra uma passagem em que ele perde um jogo em que ele era capitão da equipe e com isso age de forma pouco esportiva. Narra o próprio JW que: “Minha mãe entrou no vestiário grunhindo, segurou minha camiseta e disse: Se não sabe perder, não deveria jogar. Em meus contratempos, aprendi muitas coisas. Nesse caso, aprendi a ser bom perdedor. Saber ganhar, mas, se perder, levantar e seguir adiante. Fiz aquisições que não funcionaram. Às vezes, comprava uma companhia com uma má cultura. Por que fracassei? Por comprar algo sem pensar na cultura. Pensei nos números, não na cultura. Contratei gente que não servia. Por que eram ruins? Porque os contratava segundo seus aspectos. Aprendi disso.”
É mais ou menos assim que ele enxerga, hoje, o “jogo empresarial”: ora estamos por cima, ora estamos por baixo, mas que temos que saber perder, senão não podemos entrar no jogo. E mais, diz que aprender com o fracasso é essencial, pois sabemos que a vitória é uma péssima professora. Aprendemos com os fracassos, pois, este fracasso, se torna uma ferramenta para um novo triunfo.
Os 100 primeiros dias de JW à frente da GE foi marcado por uma série de medidas e, algumas delas, não tão populares.
Jack Welch: “Queria uma visão de onde íamos. Tinha algumas visões. Queria ser a companhia numero 1 em cada negócio. Numero 1 ou 2. Queria ajeitar, vender ou fechar todos os outros negócios”.


   Ele queria, então, analisar as unidades de negócio da GE e separar aquelas que apresentavam resultados e as que não apresentavam. As que apresentavam resultados ele desenvolvia, as que não estavam tão bem, ele analisava e tentava fazer funcionar, caso não conseguia, fechava. Sua proposta, partia do pressuposto que os setores lucrativos não deveriam suportar o peso dos setores não produtivos.
Jack Welch: “Não carregaremos mais os perdedores. Queremos ser a companhia ganhadora”.
Gestão de Pessoas...
Jack Welch: “Disse a eles, as pessoas que viessem nesta viagem, se fizerem bem este trabalho, farão a melhor viagem da suas vidas. Ganharão muito dinheiro, porque quero torná-los ricos. Quero que ganhem muito e tenham vidas melhores, como nunca imaginaram. E fizemos isso. E nos fez sentir muito bem. Todos sentiam que administravam uma equipe ganhadora”.
Aqui, é aquela história, para um bom entendedor, meia palavra basta, ele diz claramente que irá trabalhar com vencedores e, que aqueles que não estivessem inseridos neste contexto, ele dispensaria.
Ele tinha alguma regras quanto a manutenção das pessoas:

tabela
Onde, pela tabela, ele adotou o seguinte sistema: Avaliação de resultados e Valores. Se as pessoas possuíssem avaliações positivas nos dois permanecia, se negativa nos dois dispensaria. Em caso de avaliação positiva parcial, mantinha a que pelo menos tivesse atrelado a seu caráter boa avaliação, ou seja, possuía valores que a empresa prezava. Mas, mesmo essas, teriam que, em uma segunda oportunidade, atingir os resultados.
Para conhecer os seus subordinados, ainda adotou o seguinte sistema:
Jack Welch: “Adotei um sistema de avaliação formal. Uma hora com cada executivo de uma empresa a converti em uma sessão de um dia inteiro nessa empresa. Eu, o chefe de Recursos Humanos e os empregados da empresa. Ficamos dez horas, falando com todos. A gestão das pessoas era a chave do futuro da companhia. E captaram a mensagem porque passei dias inteiros em cada lugar. Foi fundamental para mudar o tom”. Ele queria avaliar de perto os seus liderados, entende-los em sua totalidade, entender o quanto de potencial tinham, o quanto poderiam desenvolver. Chegou a dizer que queria “Sacudi-los e ver de que eram feitos”.
Para o fantástico guru da gestão empresarial que estamos descrevendo esta semana uma equipe vencedora tem uma receita muito simples: “É a chave do negócio. Se colocar a equipe certa para trabalhar, ganha o jogo. É assim, ganha o jogo! Pode ter toda a estratégia, mas se tiver um bando de tontos sem energia, não vai ter nada. Precisa ter uma equipe enérgica, apaixonada, que saiba aonde ir, por que ir, o que há para eles. Pense. Aonde vai, como chega aí e que há para eles”.

Matérias 

 
A ete “Francisco Garcia”, após a sua comemoração dos 80 anos, do ano passado, começou o ano de 2011 trabalhando para melhorar ainda mais a instituição. O primeiro passo foi a modernização da logomarca, que deveria apresentar uma identidade visual mais moderna e adequada tanto aos novos tempos quanto as novas filosofias educacionais.
O lema da escola demonstra, claramente, a visão da escola em como trabalha professores, funcionários e alunos. A intenção da escola é “desenvolver pessoas” que é literalmente o seu slogan.
Com o pensamento totalmente focado nesta filosofia, a escola, que possui cursos amplamente capazes de desenvolver uma logomarca de alta qualidade como são os casos dos cursos de Marketing e Administração, desenvolveu um concurso interno com a finalidade de redesenhar o símbolo que identifica a instituição escolar.
As vencedoras do concurso foram as alunas do curso de Marketing, Priscila e Gislaine. Receberam, a título de prêmio simbólico a quantia de R$ 120,00 diretamente da mãos da presidente da APM e diretora da escola, Maria Helena Morelim que admitiu: “A logomarca da escola era muito linda e sempre gostei dela, mas como toda empresa que possui pensamento de vanguarda, a ete “Francisco Garcia” merecia um símbolo moderno do que representa e pensa, dos seus valores. E estas meninas, as vencedoras do concurso, produziram algo diferente, que realmente vale a pena investir”.


As alunas já trabalham com identidade visual na cidade vizinha Arceburgo, a nossa irmã mineira. As alunas Priscila e Gislaine ficaram muito emocionadas e felizes com a conquista e se manifestaram:
“Fiquei muito feliz, mas confesso que senti o peso da responsabilidade ao desenvolver a logo, pois já trabalho com isso e estou no segundo semestre do curso, por isso a gente desenvolve uma auto-cobrança pelos resultados”. (Gislaine)


“Me sinto muito feliz por ter vencido o concurso e me sinto em uma fase de crescimento pessoal e profissional, dos quais agradeço a escola, a empresa que trabalho e a pessoas especiais que tenho o privilégio de conviver no dia dia”. 
 Vídeos 

assistam esse vídeo sobre paixão

Momento Cultural





Parábolas



Filmes



 
Alice no País das Maravilhas (2010)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alice in Wonderland ( Alice no País das Maravilhas) conhecido também como Tim Burton's Alice in Wonderland, é um filme estadunidense-britânico de 2010, dirigido por Tim Burton e baseado no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll. O filme começou a ser rodado em maio de 2008 e estreou dia 5 de março de 2010 nos Estados Unidos. No Brasil, a data de estreia foi no dia 21 de abril, mas posteriormente foi alterada para 23 do mesmo mês, com a explicação que o filme de Tim Burton terá um alcance de um público maior, chegando em mais salas de cinema. No mundo o filme é a quinta maior bilheteria da história do cinema, superando a receita de 1 bilhão e 300 milhões de dólares, segundo os estúdios Walt Disney.
O filme se passa 13 anos após a história original, com Alice já com 19 anos. O filme tem no elenco Mia Wasikowska como Alice, Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca.
Na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos o filme Alice in Wonderland foi o mais assistido e que faturou no país. O longa arrecadou mais de US $116 milhões no final de semana de sua estreia. O filme também ganhou o título de "maior estreia em 3D", superando a estreia do até então campeão global em bilheterias de todos os tempos, Avatar. Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em Portugal o filme também liderou as salas de cinema do país, com mais de 600 mil euros arrecadados, pelos mais de 95 mil espectadores na semana de 11 a 17 de março de 2010.Já no Brasil o longa ficou em primeiro lugar nas bilheterias com mais de 10 milhões de reais arrecadados pelos mais de 800 mil pagantes em apenas um fim de semana e se torna o campeão de arrecadação em 2010. Com esses números esse filme ultrapassa Avatar, com seus 8 milhões. Um jogo baseado no filme foi lançado para o Wii em 2010.


Sinopse
Alice, agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Oxford, onde vive, até que descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha seis anos mas não se lembrava mais. Lá ela é novamente saudada pelo Coelho Branco, o Ratão, o Dodo, os gêmeos Tweedledee e Tweedledum e várias flores falantes. Eles discutem sobre a sua identidade como "a verdadeira Alice"..
Parabolas

Sorte ou azar, o tempo dirá.
Um garoto muito pobre sempre sonhava em ter um cavalo. Certo dia passou uma cavalaria em frente à sua casa e junto ia um potrinho que tinha dificuldades em acompanhar o ritmo dos outros cavalos. Então um cavaleiro vendo a felicidade do guri em apenas ver os animais, ofereceu o potrinho - livraria-se assim do que segurava o grupo e faria a alegria da criança. O vizinho então comenta com o pai do garoto: Ora, mas que moleque de sorte hein? Sempre quis um cavalo e agora ganhou assim, sem esforço!
Ouvindo aquilo o pai do menino apenas respondeu: sorte ou azar, só o tempo dirá.
Algum tempo depois o cavalo já grande foge. Mas que azar! disse o vizinho assim que soube da notícia.. O pai simplesmente respondeu: sorte ou azar, só o tempo dirá.
Passado uns anos eis que aparece o cavalo na casa do guri (agora já crescido) e como se não bastasse isso, ele traz consigo um bando de cavalos selvagens. Após todos capturados, o vizinho não pensa duas vezes e logo diz: Ora, mas que rapaz de sorte! E o que o pai diz? Sorte ou azar, só o tempo dirá.
Indo treinar um dos cavalos, o rapaz cai em uma vala e quebra a perna. O vizinho diz que o rapaz tem muito azar e o pai novamente repete a frase: sorte ou azar, o tempo dirá.
Poucos dias depois começa uma guerra e todos os homens são convocados para o exército, menos quem?

Nunca desista
Um dia duas moscas caíram em um copo de leite. A primeira nadou, nadou e chegou à borda, mas esta era muito lisa e as asas da mosca estavam encharcadas. Ela desistiu de nadar e afundou. A segunda nadou, nadou, nadou por tanto tempo que no leite se fez um pequeno ponto de manteiga onde ela pôde subir, secar as asas e sair dali.

Seja inteligente
A mesma mosca encontrava-se agora em outra mesa, e acabou caindo em um novo copo. Nadou, nadou até que ouviu uma outra mosca amiga dizer: nade para a direita, ali tem um canudo que você poderá subir! E o que fez? Continuou nadando, apostando na sua experiência anterior de sucesso, até que sem forças morreu afogada em um copo de água.

2 comentários:

felipe laufeyson disse...

olha a samara!!! First!
salvando a honra dos marketeiros!!

deixando o papo de fora, muito boa essa materia sobre o filme alice

Sarinha disse...

Ola professor...Bom a parte do "humor" foi bem bacana gostei da piada, ja a parte do dia dos pais...nem comento pke a vida não me deu esse presente de conhecer o meu, mas é como eu sempre digo: é so olhar pro lado e encontramos pessoas em situações piores que a nossa não é?!...Bom, foi mto legal pesquisar e saber mais sobre Jack Welch que alias foi um dos gurus do meu "enorme" grupo. Ah antes que eu me esqeça, ate qe enfim conheci o grande projeto das meninas (Gih e Pri) parabéns fiko mto legal, pena qe não vai ser utilizada neh?! :-(...mas ta aprovada...Então eh isso logo volto com mais elogios, criticas e sugestões ;-) Bjoss ate mais